[Do ZERO ao EXIT #28] 3 características essenciais de gente boa
Estamos na lição nº 28 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.
Nas lições atuais da série, estou falando sobre experiências e aprendizados relacionados à formação de time e desenvolvimento de #carreira.
Vem comigo… 👋🏻
Depois de tentar abrir seus olhos sobre a necessidade de cercar-se de gente boa, quero ir um pouco mais a fundo neste conceito e falar sobre as três características que eu procuro avaliar em gente boa de verdade.
Se você não leu o texto da lição anterior, tire uns minutos e faça isso (leia aqui), antes de seguir.
Agora, que você também entende que gente boa anda com gente boa, saiba por que eu procuro três características nas pessoas que querem trabalhar comigo, ou naquelas pessoas com quem eu quero trabalhar.
Sem muitos rodeios, deixe que eu te explique por que conhecimento, integridade e sangue nos olhos são as características-chave para destacar gente boa em meio à multidão.
Conhecimento
Quando buscamos alguém para integrar nosso time, partimos de algumas expectativas a respeito do nível de conhecimento desejado. Ter essa clareza é fundamental, é o ponto de partida.
Para chegar a qualquer conclusão sobre conhecimento é bom que sejamos bem pragmáticos: quão apta está a pessoa para jogar bem o jogo a que se propõe?
Testar de forma prática é a melhor maneira de entender se há conhecimento por trás de tudo o que se leu e ouviu a respeito da pessoa.
Vão existir momentos onde há espaço para alguém mais júnior e, em contrapartida, outros onde será necessária uma certa bagagem, um pouco mais de experiência. Tanto a empresa quanto o candidato têm objetivos a alcançar.
Uma grande verdade é que nunca estamos prontos, jamais chegaremos a ser uma obra completa. Logo, aprender é algo que teremos que fazer para sempre.
Olhe também para a capacidade que a pessoa tem para se desenvolver, pois sempre há algo a ser desenvolvido. Todos os negócios têm particularidades e conceitos peculiares. Não somos completos o bastante em tudo, sempre há algo a evoluir. Sempre terá.
Portanto, teste, avalie e dê peso para o conhecimento já dominado, mas não desconsidere a capacidade e predisposição que a pessoa demonstra para evoluir e sua fome por conhecimento.
Integridade
Gente boa exala valores nobres e tem um histórico de vida super alinhado sobre fazer o que é o certo, desviando-se das maldades deste nosso mundão.
Tem a ver com reputação, algo que se faz dia após dia, leva tempo e exige muita dedicação.
Uma pessoa íntegra tem valores inquestionáveis, dos quais jamais abre mão, edifica relações sobre os pilares da confiança e não anda nas sombras no que se refere à ética.
Integridade não é das coisas mais simples de se avaliar num processo seletivo.
Mas, mergulhando com cuidado no histórico de vida da pessoa você conseguirá encontrar evidências que te permitam concluir sobre este quesito. Pessoas com integridade são bem faladas por onde passam, vale a dica de checar as referências pessoais.
Nada como ouvir histórias de vida para entender de onde as pessoas vêm e como lidaram com as circunstâncias às quais foram submetidas.
Sangue nos olhos
A característica que mais me inspira nas pessoas é sangue nos olhos.
Você encontra esta característica em gente que joga com raça, amor à camisa, é otimista e deixa a sua marca naquilo que faz e por onde passa.
Dou valor para quem tem sangue nos olhos, porque você vai precisar disto ao longo de qualquer jornada. Não é fácil lidar com crises, momentos de incerteza e dificuldades extremas.
Em tais momentos, não basta saber o que fazer e ser íntegro na forma de executar. Será preciso encarar com garra, força de vontade, sangue nos olhos.
. . .
Pessoas talentosas não são feitas apenas de habilidades técnicas. Mesclam seu conhecimento com comportamentos diferenciados.
Quando o talento vem da mistura de conhecimento, integridade e sangue nos olhos o resultado é um time de pessoas inteligentes, disciplinadas, íntegras e esforçadas.
É quando os bons costumes encontram-se com uma imbatível capacidade para fazer acontecer.
📷 Foto Priscilla Du Preez on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.