[Do ZERO ao EXIT #51] 4 livros sobre liderança que me ajudaram na minha jornada
Estamos na lição nº 51 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.
Nas lições atuais da série tenho compartilhado aprendizados e ensinamentos sobre #gestão, para quem segura a responsabilidade de conduzir um negócio e vive a realidade de tomar decisões diante de todo tipo de desafio sem poder jogar a toalha.
Vem comigo… 👋🏻
Adquirir o hábito de leitura é a melhor coisa que você pode fazer para si mesmo, independentemente da sua posição atual ou o que planeja se tornar.
Para mim, além do conhecimento a leitura me permite desconectar dos perrengues, relaxar e me ajuda a desenvolver outras formas de pensar. Muitas provocações surgiram a partir do contato com outros pontos de vista sobre assuntos sob os quais eu já tinha alguma opinião formada.
Leio bastante biografias e livros de negócio, gosto muito desses 2 estilos. Mas leio de tudo!
O último livro que li, por exemplo, foi O Gênio do Crime, que trata da aventura da turma do gordo procurando desvendar um mistério em torno de uma fábrica de figurinhas. Literatura leve e infanto-juvenil, mas que ensina, te faz pensar.
Fica aí uma boa sugestão para quem quer sair dos temas comumente consumidos e reviver a criança que tem aí dentro do peito.
Durante minha jornada como empreendedor, sempre procurei apoiar meu desenvolvimento com a leitura. Li muitos livros e acho que isso foi algo fundamental para conseguir crescer conforme a barra ia subindo.
Alguns livro marcaram muito e recorro a eles ainda hoje. Quero compartilhar com você 4 deles, que se tornaram grandes referências para mim.
Os 5 níveis da liderança – John Maxwell
O livro é perfeito para toda pessoa que lidera. A começar pelo autor, que para mim é uma das principais referências no assunto. Não é ao acaso que já escreveu dezenas de livros e vendeu milhões de cópias.
O que eu acho sensacional é a forma como a liderança é encarada. O conteúdo traz os 5 níveis da liderança, na visão de John Maxwell, que inicialmente ajuda o leitor a entender em que posição ele mesmo se encontra na jornada de desenvolvimento como líder. Cada nível tem um conjunto de características e um guia para escalar para o próximo.
Você vai se enxergar ali dentro, entender o seu momento e concluir que não está fazendo tudo errado. Os desafios que você pode estar vivendo provavelmente são reflexos do seu momento e sua maturidade como líder. No final, você vai entender que tudo pode ser desenvolvido.
Responsabilidade Extrema – Jocko Willink e Leif Babin
O livro é escrito por dois militares da elite americana (os Seals) que lideraram operações na Guerra do Iraque e traz uma série de lições vividas na prática no meio do caos da guerra (onde o que menos você encara são situações previsíveis) e que se conectam muito bem com os desafios da liderança no dia a dia de uma empresa.
Uma mensagem muito forte que o livro traz tem a ver com o papel do líder que ora precisa incentivar e motivar o time, ora precisa bater no peito, tomar decisões difíceis e assumir para si os reflexos daquela decisão.
A leitura é envolvente, pois você revive muitos momentos tensos dos confrontos que os autores e suas equipes estiveram inseridos durante a guerra e extrai dali um aprendizado rico e de fácil conexão e implementação nas nossas empresas.
As 4 Disciplinas da Execução – Chris McChesney, Sean Covey, Jim Huling e Bill Moraes
Eu comprei dezenas de exemplares desse livro e distribui para o meu time de liderança na época da Hiper. As 4 disciplinas da execução é um guia super prático sobre como desenvolver uma estrutura de metas, alinhamento de objetivos e, principalmente, envolvimento do time na sua execução.
Durante a leitura, fica perfeitamente compreensível o motivo pelo qual muitas vezes deixamos de chegar aos nossos resultados e que a virada de chave está diretamente ligada à forma de lidar e ter foco no que é realmente importante, quais ações fazem o ponteiro mexer e como conduzir o time no dia a dia para se chegar lá.
Working Backwards – Colin Bryar e Bill Carr
Já li vários livros sobre o sistema interno de funcionamento da Amazon e sobre Jeff Bezos. Afinal, Bezos é um dos grandes empreendedores do nosso tempo (talvez o top 1) e nada melhor do que aprender com os melhores, concorda?
O que torna Working Backwards único para mim é o fato de ter sido escrito por dois ex-funcionários da Amazon. E mais, dois profissionais que atuavam no alto escalão da empresa e estiveram à frente de projetos extremamente relevantes para a Amazon ser o que é.
O livro retrata como é (ou pelo menos “era” na época deles… pois as coisas mudam muito rápido) o sistema de liderança, tomada de decisão e execução dentro de uma das empresas de maior destaque da atualidade. O ponto forte é conhecer o conceito “working backwards” de planejar e executar projetos, totalmente aplicável no contexto de qualquer empresa. Vale demais a leitura.
Curtiu as dicas dos livros? Só de escrever sobre eles deu vontade de ler novamente 😉
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.