[Do ZERO ao EXIT #58] A filosofia dos Indivíduos S/A
Estamos na lição nº 58 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.
Nas lições atuais da série tenho compartilhado aprendizados e ensinamentos sobre #gestão, para quem segura a responsabilidade de conduzir um negócio e vive a realidade de tomar decisões diante de todo tipo de desafio sem poder jogar a toalha.
Vem comigo… 👋🏻
Você também já deve ter ouvido isso várias vezes:
“Cansei de trabalhar para os outros, vou abrir meu próprio negócio e ser dono do meu próprio nariz”
Sem contar as vezes que você mesmo deve ter falado algo semelhante à essa frase aí de cima.
Mas por que não trabalhar para você mesmo sem ser o dono da empresa onde você trabalha?
Isso é bem possível, resume-se às suas atitudes.
Enfim, depende só de você.
Não estou me referindo a usar as horas de trabalho para fazer coisas extras em seu benefício próprio. Primeiro que isso não constrói carreira alguma e joga contra a ética esperada de todo profissional.
O que eu quero dizer é que você pode vestir a camisa da empresa onde você trabalha e da mesma forma dedicar-se para que tudo aquilo que fizer ali tenha um significado e um efeito prático na sua evolução.
Vale para a sua carreira e vale tanto quanto para você como indivíduo.
Quando você entende o significado de trabalhar para você, independente de quem é o dono do CNPJ você passa a enxergar os sucessos e os fracassos com outros olhos. O chão abre na sua frente, é transformador.
Você certamente conheceu pessoas assim, que encaravam o dia a dia na empresa como algo de grande importância para si próprias. Pessoas que não estão muito preocupadas com o que está escrito no seu crachá e fazem as coisas com capricho, dando o melhor de si.
Sabe quem ganha no final do dia? A empresa, obviamente, pois os resultados aparecem. Mas ganha também o profissional… e ganha de uma forma especial. Se tem algo que ninguém pode negar a você são os créditos daquilo que você ajudou a construir.
Dois, cinco, dez anos fazendo as coisas acontecerem vai gerar um repertório de conquistas e realizações que é seu. Mesmo que tudo o que foi produzido seja de propriedade da empresa, os caminhos para chegar aos objetivos, a vivência e os aprendizados te tiraram da posição que você estava e te colocaram em outro patamar.
Desde que você tenha permitido, por isso eu cito a importância da suas atitudes.
E não há nada mais valioso que os resultados gerados. Resultados te credenciam, abrem portas.
Empreender não significa ser dono de um CNPJ. Empreender é atitude. Já ouviu falar de intraempreendedores? Pois então…
Quando nós vendemos a Hiper para a Linx em 2019, tanto eu como meus sócios deixamos de ser donos do CNPJ, porém não deixamos de trabalhar para nós, seguindo engajados fazendo a Hiper prosperar.
E olha que fizemos muita coisa boa nos anos após a venda, temos muitas conquistas das quais podemos nos orgulhar para sempre. Tudo o que construímos pertence à Hiper. Mas a história, a vivência, os aprendizados são (também) nossos e de cada pessoa que esteve do nosso lado.
Aplicamos na prática a mentalidade dos Indivíduos S/A.
Eu trabalhei com muita gente brilhante durante toda a minha vida. Gente boa, que fazia e segue fazendo acontecer, independente de ter participação societária nas empresas onde atuam.
Sim, essas pessoas seguem fazendo, pois elas entenderam a importância da filosofia dos Indivíduos S/A, que significa trabalhar para você, sempre fazendo com que o seu trabalho gere bons resultados e te permita crescer como pessoa em conjunto com a construção da sua carreira.
Esteja no lugar certo para você e procure ser a pessoa certa onde você estiver.
Para mim, essa é uma boa maneira de buscar a felicidade e o sucesso profissional, maneira esta que depende da forma como você se dedica, se comporta e age.
Enfim, depende só de você!
📷 Foto Jordan Brierley on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.