[Do ZERO ao EXIT #69] Métricas, novidades e problemas: como compartilhar tudo num reporte para investidores

30 de março de 2023

5 minutos de leitura

[Do ZERO ao EXIT #69] Métricas, novidades e problemas: como compartilhar tudo num reporte para investidores

Estamos na lição nº 69 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.

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Para quem já possui investidores ou para quem planeja buscar investimento no futuro, o hábito de enviar rotineiramente reportes com atualizações sobre o negócio é uma excelente prática para desenvolver um relacionamento saudável com os interessados.

Além de ser um bom sinal de transparência, algo valioso hoje em dia.

Na minha vida já estive dos dois lados da mesa: quando estava à frente da Hiper procurava manter meus investidores sempre atualizados (inclusive após termos vendido a empresa) e, nessa nova fase, recebendo as atualizações dos negócios onde sou sócio.

Para ajudar outros empreendedores na missão de estruturar uma rotina de reportes mensais para os investidores, a seguir vou compartilhar um roteiro para chegar lá.

De forma geral, sendo simples e enxuto, recomendo que estruture um documento que contenha as seguinte seções:

  1. Indicadores principais
  2. Resultados qualitativos
  3. Desafios e pedidos de ajuda
  4. Compromissos assumidos (next steps)

O formato fica a seu critério… para quem gosta (e tem tempo) pode adotar algo mais sofisticado em design e recursos visuais, mas saiba que um documento de texto (com o apoio de alguns gráficos) dá conta do recado de forma espetacular. O conteúdo vale 100x mais do que as firulas.

Vamos passar por cada seção para você entender o que não deveria deixar de estar contido em cada uma delas.

[Seção 1] Indicadores principais

Comece com uma seção para os indicadores de desempenho (KPIs) e principais números da operação, que permitam a interpretação de como o negócio está avançando.

Faz parte desse tópico métricas como:

  • Faturamento — desdobre entre Receita Recorrente e Não recorrente e/ou as principais fontes de receita (produtos/serviços).
  • EBITDA (em valor $ e margem %)
  • Posição de caixa e resultado do mês (queima ou geração)
  • Clientes ativos (base total, adquiridos, contratos ampliados)
  • Retenção (renovações e cancelamento/churn)
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC) — e a relação deste com o lifetime value (LTV) [LTV/CAC é uma métrica bem conhecida dentre as startups, mas se soar estranho, vale uma leitura complementar]
  • Número de funcionários
  • Indicadores de satisfação (ex: NPS, CSAT, CES, etc)

São algumas sugestões, sabendo que cada negócio tem suas peculiaridades e, consequentemente, métricas específicas que valem ser consideradas. Reflita sobre o que é importante acompanhar para chegar a uma conclusão sobre como está a saúde do negócio.

Algumas dicas de ouro:

  • Procure destacar como as métricas avançaram desde o último reporte, quais melhoraram ou pioraram e quanto foi a diferença.
  • Certos indicadores são mais fáceis de entender se forem demonstrados em gráficos que podem, inclusive, contemplar alguns meses de histórico.
  • Vale apresentar certos indicadores (como faturamento, por exemplo) ao lado da meta do mês, deixando claro como foi o desempenho em relação ao objetivo.
  • Você também pode trazer a expectativa (meta) para o mês atual, dando uma visão para onde a empresa está caminhando e o compromisso assumido.

[Seção 2] Resultados qualitativos

Após os indicadores quantitativos eu recomendo adicionar uma seção para abordar resultados sob a perspectiva qualitativa.

Você pode destacar novos lançamentos de produto, bem como reportar o avanço de projetos-chave que estejam sendo desenvolvidos, trazer novidades sobre clientes, movimentações no time, além de informações sobre o negócio e o seu mercado.

Separe em dois blocos:

  • Highlights (as “good news”) — o que rolou de positivo, coisas para comemorar, conquistas e afins. Sem métricas de vaidade, por favor.
  • Lowlights (as “bad news”) — quais foram as pisadas de bola, onde vacilaram, o que ficou abaixo do desejado. Sempre tem!

[Seção 3] Desafios e pedidos de ajuda

Vá direto ao ponto (sem medo de ser mal interpretado) e exponha o que está tirando o seu sono, os perrengues que estão enfrentando, suas preocupações e quais as questões que você sente que pode receber um aconselhamento ou um direcionamento do seu grupo de investidores.

É um bom espaço para pedir ajudar com conexões, sabendo que um grande ativo que os investidores trazem são as relações que eles possuem com o mercado. Pode ser uma boa ponte para abrir portas em novos clientes, aproximar talentos, desenvolver parcerias ou buscar apoio para os desafios do momento.

Um conselho meu: não tenha receio de abrir a caixa preta dos problemas e desafios. Seus investidores também querem o sucesso do negócio, embora os problemas estejam no seu colo, todos (incluindo eles/elas) são afetados pelas consequências.

[Seção 4] Compromissos assumidos (next steps)

O que pode-se esperar para o próximo ciclo (mês, trimestre)?

Você pode dedicar uma seção para deixar claro quais são os compromissos que você e o seu time assumiram. Quais são as entregas, avanços e resultados que serão foco da empresa até o próximo reporte.

. . .

Se você não tem o hábito de enviar reporte para seus investidores, repense.

O esforço compensa quando você mantém todos alinhados sobre o andamento da empresa, sobre o que está indo bem, assim como a respeito daquilo que está abaixo do desejado.

Manter todos na mesma página é uma boa forma de ganhar a confiança e o respeito das pessoas que têm alguma expectativa para com o sucesso do negócio.


📷 Foto Shandell Venegas via Unsplash

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