[Do ZERO ao EXIT #21] Hiperação: por que criamos um evento anual para estimular a cultura no time?

22 de julho de 2022

3 minutos de leitura

[Do ZERO ao EXIT #21] Hiperação: por que criamos um evento anual para estimular a cultura no time?

Estamos na lição nº 21 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.

📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.

Nas lições atuais estou compartilhando minhas experiências e aprendizados sobre temas relacionados à cultura organizacional. Sou apaixonado pelo assunto!

Vem comigo… 👋🏻


---

Quanto uma empresa ganha investindo em desenvolvimento humano?

Tarefa dura até para os mais habilidosos com planilhas e números. Com toda certeza, a resposta está muito mais no aspecto qualitativo do que numérico.

O protagonista deste texto é um evento que criamos na Hiper, em meados de 2017, com o intuito de promover autoconhecimento, desenvolvimento de soft skills para nosso time, além do espírito de tribo, ingrediente muito presente na nossa cultura.

O motivador foi o crescimento acelerado que a Hiper vinha vivendo naquela época, com reflexos diretos na ampliação do time.

Batizamos o evento de Hiperação, onde as pessoas do time participam de atividades práticas, com o intuito de aprimorar a liderança, comunicação e trabalho em conjunto.

Tudo começa alguns meses antes do dia das atividades, com a divisão das pessoas do time em quatro grupos, com nomes, bandeiras e grito de guerra criados pelas próprias equipes.

A preocupação era manter o DNA da cultura vivo e pulsante.

E um evento como o Hiperação, onde o coletivo e o individual atuam em sintonia, fazia parte do plano.

Este é um ponto importante a reforçar: um evento como o Hiperação, por si só, não faz todo o papel. É preciso inseri-lo num contexto mais amplo.

O evento é coordenado por um time de profissionais especializados e as atividades são desenvolvidas ao longo do dia, numa pegada super vivencial e altamente dinâmica, tudo criado de forma bem estratégica, conectando-se com os temas do momento da empresa.

São atividades que exigem dos participantes atitude, integração, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão na superação dos desafios propostos.

De forma mais ampla, a ideia é que não haja competição entre os times, mas sim colaboração mútua.

Embora as atividades gerem pontuação para os times, no final do dia a vitória depende do bom desempenho de todas as equipes.

Na conclusão de cada tarefa, alguém da coordenação do evento puxa uma reflexão com o grupo para avaliar os resultados e pontuar o que está em linha com o esperado e o que desconectou.

Para ilustrar, numa das edições, a temática foi a conquista da cadeira do líder, que seria alcançada se fossem acumulados 60.000 pontos durante o dia, o equivalente a 15.000 pontos para cada uma das quatro equipes.

Quando o dia terminou, algumas equipes chegaram aos 15.000 pontos, outras não. Porém, somando-se a pontuação de todos os times, os 60.000 pontos haviam sido superados.

Show, a cadeira do líder era nossa. De todos!

Essa era a moral da história. De nada adianta um time atingir suas metas individualmente, se os demais times ficarem para trás.

Queríamos desenvolver o senso de que era preciso existir apoio no dia a dia, quem está bem ajuda quem precisa.

Afinal, o sonho grande é de todos e deve ser conquistado de maneira coletiva.

Tudo a ver com o momento pelo qual passávamos naquele ano, quando estávamos introduzindo a nova geração do nosso produto no mercado, enfrentando inúmeros desafios, com cargas e demandas distintas para cada área da empresa.

📷 Foto Igor Rodrigues on Unsplash

🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.

📨 Se este texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.