[Do ZERO ao EXIT #7] Impactar o mundo requer menos do que você imagina

20 de junho de 2022

3 minutos de leitura

[Do ZERO ao EXIT #7] Impactar o mundo requer menos do que você imagina

Este é o 7º artigo da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.

Espero que goste e – mais do que isso – que te ajude a evoluir.

📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.

Vem comigo… 👋🏻


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tenho dado uns pitacos sobre propósito nestas primeiras lições. Os mais céticos vão me desculpar, mas este deve ser sim um tema em que o empreendedor deve dar atenção.

Empreender não é só feito de técnicas, metodologias, planejamento e execução. Empreender envolve pessoas, e pessoas precisam de algo para acreditar, para então fazer parte.

Propósito não paga as contas, mas traz significado e deixa a jornada mais saborosa.

E, vá por mim… a jornada é intensa e te joga o tempo todo numa montanha russa de emoções. Que mal faz, contar com um combustível extra para engajar você e as pessoas que te acompanham?

Quando fazemos algo para alguém, tendemos a fazer com mais dedicação. Pelo menos eu acredito nisso!

Cada um com as suas convicções e longe de mim querer te influenciar. Mas, quem sabe, após ler o que tenho para compartilhar nesta lição você enxergue impacto e propósito de forma diferente.

Existem empresas cujo público-alvo são consumidores (pessoas físicas). Outras estão focadas em servir empresas. Entretanto, em todos os casos, no final do dia, tudo termina em pessoas servindo pessoas.

Sempre existem pessoas… e pessoas têm histórias.

Sim, eu, você, todo mundo tem uma história. O que somos hoje é a resultante do caminho que trilhamos ao longo da vida. Quando olhamos por esta perspectiva, passamos a ser mais empáticos.

Negócios existem para conectar pessoas a seus objetivos. De uma rede social a um sistema de gestão, sempre existe um objetivo desejado pelo cliente e, tornar este objetivo alcançável é a missão de tais negócios.

Em suma, todo empreendedor impacta pessoas, suas vidas e participa de muitas histórias.

Até aqui, já são mais de 10 anos de Hiper e, neste período, fizemos parte de inúmeras histórias. Entenda que o impacto que você causa pode estar nas pequenas decisões que toma e, com o tempo, ao contabilizar os resultados, você enxerga que o simples fato de sua empresa existir, mexeu com o destino de muita gente.

Por exemplo: nós criamos um modelo de vendas a partir de uma rede de revendedores, ao invés de vendermos diretamente para os clientes. Estes revendedores são chamados de Hiperadores e a missão deles é fazer a última milha na jornada do cliente, desde a venda, implantação e o atendimento.

Os Hiperadores são empresas independentes, parceiros de negócio da Hiper. A estratégia deu muito certo, desenvolvemos uma rede com mais de mil Hiperadores, o que nos permitiu chegar a todo o Brasil.

Pude conhecer inúmeras histórias de vida e tenho certeza que causamos muito impacto, contribuímos para muitas famílias viverem melhor.

Muitos interessados em se tornar Hiperadores chegavam até nós somente com o sonho de ter seu próprio negócio, antes mesmos de ter a empresa aberta. Foram centenas de casos de Hiperadores que começaram a empreender ao se tornarem parceiros da Hiper e fizeram empresas super legais.

É gratificante olhar para trás e enxergar estas histórias, repletas de superação, esforço e vontade de vencer. Muitos empregos gerados, vidas e famílias impactadas.

Resultados financeiros são essenciais, mas além de crescimento, faturamento e lucro, empreender também é propósito, impactar vidas e mudar certas coisas no mundo, no seu mundo.

Encerro por aqui, deixando a minha recomendação: empreenda com propósito e olhar genuíno para as histórias das pessoas. Saber que, de fato, você teve relevância na história de vida de outras pessoas é impagável.

📷 Foto Ian Schneider on Unsplash

🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.

📨 Se este texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.