[Do ZERO ao EXIT #31] O que realmente importa sobre reputação para sua carreira

15 de agosto de 2022

3 minutos de leitura

[Do ZERO ao EXIT #31] O que realmente importa sobre reputação para sua carreira

Estamos na lição nº 31 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.

📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.

Nas lições atuais da série, estou falando sobre experiências e aprendizados relacionados à formação de time e desenvolvimento de #carreira.

Vem comigo… 👋🏻


---

Tem algumas coisas na nossa vida que têm um valor enorme, ao mesmo tempo que não são nada fáceis de mensurar.

É o caso da reputação, um ativo que toda pessoa deveria construir desde o dia em que se entende por gente, e não deixar de cuidar pelo resto da vida.

O motivo é simples: reputação leva tempo para construir.

E mais, para arranhá-la, basta um instante de bobeira.

Dentre as diversas coisas que aprendi a dar valor na minha trajetória como empreendedor, liderando equipes e tocando os negócios, a reputação está entre as TOP 3 mais relevantes para um profissional.

Sempre grifei para os meus times, principalmente para as pessoas que trabalham mais próximas a mim, que o elo mais importante da nossa jornada será a confiança.

Se eu perco a confiança em alguém, não consigo mais seguir junto da pessoa. Fim!

Isso é algo muito forte para quem busca uma carreira de sucesso. Seja empreendendo, ou não. Não importa.

As pessoas respeitam quem elas admiram. E as pessoas admiram históricos profissionais sólidos, inquestionáveis, com erros, mas sem manchas.

O que torna esse assunto mais complicado é o contexto em que nós vivemos, pois estabelecemos expectativas para que nossos objetivos sejam alcançados em flashes de segundo.

Queremos tudo para ontem!

Cada vez mais, acreditamos que dá para ganhar o mundo, chegar aos nossos sonhos, tornar-se profissionalmente mais relevante só pelo fato de nos considerarmos bons naquilo que fazemos.

Negativo!

Não existe sucesso da noite para o dia.

Mas, e o que dizer dos fulanos e fulanas que estouram da noite para o dia com um post que ganha escala e viraliza? O que dizer dos anônimos e anônimas que tornam-se conhecidos de repente?

Normalmente vemos a parte sexy das histórias e achamos que aquilo é a história toda. Não se engane, não há sucesso da noite para o dia!

Além do mais, de que adianta ser famoso? Para que serve a fama?

Está cheio de “famosos” no banco de reservas por aí. Não basta um tiro certeiro, uma música que virou hit, um projeto que foi reconhecido, tem que seguir fazendo, com consistência. É aqui que entra o elemento tempo.

Devemos nos preocupar em ser importantes, nos tornarmos essenciais para as empresas e para as pessoas com quem vivemos.

Pense nas pessoas que você tem grande admiração, carinho, respeito. Sua mãe, pai, cônjuge, filhos… São famosos? A grande maioria, não. Mas são importantes e essenciais para você.

Sabe por quê?

Por que buscaram ocupar esta posição na sua vida, ao longo do tempo.

Portanto, trace um alvo para você como pessoa e como profissional: busque ser importante para as pessoas que te cercam, seus familiares, amigos, liderados, colegas de empresa. E só então, avance no tabuleiro, e torne-se essencial…

A fama é descartável e sucesso têm centenas de significados. Bons profissionais não precisam de fama para passarem a ser importantes e essenciais.

Como você anda cuidando da sua reputação?

Invista nisto e seja relevante no longo prazo!

O caminho é longo e requer tempo, mas compensa.

📷 Foto Jane Duursma on Unsplash

🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.

📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.