[Do ZERO ao EXIT #49] Quebre o sonho grande em milestones menores

8 de novembro de 2022

3 minutos de leitura

[Do ZERO ao EXIT #49] Quebre o sonho grande em milestones menores

Estamos na lição nº 49 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.

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Nas lições atuais da série tenho compartilhado aprendizados e ensinamentos sobre #gestão, para quem segura a responsabilidade de conduzir um negócio e vive a realidade de tomar decisões diante de todo tipo de desafio sem poder jogar a toalha.

Vem comigo… 👋🏻


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Uma lembrança muito especial para mim era a senha da wi-fi do escritório da Hiper nos primeiros anos de jornada: 🔓 HIPER10MILCLIENTES.

E o que isso tem a ver com o conteúdo dessa lição? Você já vai entender!

Hoje em dia é meio batido recomendar a qualquer pessoa que vive sua saga empreendedora que idealize um sonho grande com o intuito de criar um negócio de sucesso.

Tudo bem quanto a sonhar grande, sou 100% partidário disso.

Mas…

Além de sonhadores, temos que ser bons executores. Sonhe grande e sonhe alto, só não esqueça de executar com disciplina e trabalho duro na mesma proporção.

O sonho grande da Hiper sempre foi conquistar 100 mil clientes no Brasil e sentar na cadeira do líder do nosso mercado (software para micro e pequenos negócios de varejo).

Muito bem, parece ousado. De fato é!

Entretanto, quando você está no começo da jornada, qualquer sonho grande vai parecer algo desafiador demais, distante, incerto. Pior, você tende a correr atrás dele por décadas.

Eu poderia parar por aqui, dizendo para você que vá com fé que um dia você chega lá!

Bem, isso por si só não basta para injetar a dose necessária de paixão no coração das pessoas que estarão com você nessa jornada.

Por isso, eu passei a pensar nas estratégias “de trás para frente”, quebrando os grandes objetivos em conquistas (ou milestones) menores e alcançáveis no curto prazo.

Antes de chegar nos 100 mil clientes, que tal:

  • Conquistar os primeiros mil?
  • Depois 10 mil?
  • Alcançar um ritmo de 500 conversões por mês?
  • Faturar o primeiro milhão no ano?
  • E depois um milhão por mês?
  • … e por aí vai, de passo em passo, rumo aos 100 mil clientes!

É legal demais celebrar essas pequenas conquistas no meio da jornada.

Quebrando o sonho grande em milestones menores e trabalhando a mentalidade do time para buscá-los, você engaja as pessoas na próxima (e única) grande coisa a ser conquistada.

A cada milestone alcançado um novo milestone é definido e #borafazer!

A cada milestone alcançado, mais próximo do sonho grande você estará.

Quer outro exemplo? Na última vez que mudamos o escritório da Hiper, pegamos um galpão antigo de uma indústria centenária que havia quebrado anos antes. Revitalizamos o espaço e migramos para lá.

Aquele galpão comportaria uns 2-3 anos de crescimento (outros tempos… a operação era 100% presencial). Nosso objetivo no médio prazo era derrubar as paredes e ocupar o galpão vizinho. Isso refletia diretamente nosso crescimento e tornou-se nosso próximo grande objetivo rumo ao sonho grande!

Colocamos na parede um grande alvo, com os dizeres: MISSÃO: DERRUBAR A PAREDE! Junto do alvo, fixamos uma marreta gigante.

marreta parede

Uma foto da sede da Hiper com um alvo na parede com os dizeres "MISSÃO DERRUBAR A PAREDE"​ e uma marreta fixada.

A pandemia nos refez repensar o formato de trabalho e aderimos ao modelo remote first, com a nossa operação prioritariamente remota. Mais a frente vou contar melhor sobre essa mudança. Com tais acontecimentos, a simbologia da marreta precisou ser revista.

Quis expor esse caso, pois foi mais um exemplo de como envolver o time inteiro em torno de um único e grande objetivo, que reflete o próximo patamar a ser conquistado.

Procure ser criativo para envolver de fato as pessoas naquilo que se deseja alcançar.

Vivemos numa época onde as pessoas querem acreditar naquilo que estão fazendo. Precisa fazer sentido. Tem que ter significado.

Esse é um dos ingredientes para reter gente boa com você.

E mais, fazê-las se dedicarem. Afinal, ninguém faz nada grandioso sozinho.

📷 Foto Steve Harvey on Unsplash

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