[Do ZERO ao EXIT #62] Sua agenda deve refletir o que é prioridade (para você e para a empresa)
Estamos na lição nº 62 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.
Vem comigo… 👋🏻
Quer saber se você está direcionando seu foco e dedicando sua energia para o que realmente importa?
A resposta está na sua agenda.
É bem provável que você já teve essa dúvida… e o fato de ter dúvida não significa que você esteja fazendo as coisas erradas.
Dê uma passada geral nos temas que você se envolveu nos últimos dias, semanas, meses e reflita sobre “quanto” tais temas estão ligados com o que é prioridade para a empresa.
Se você é um líder de vendas, por exemplo, e o desafio da sua área é elevar os resultados para outro patamar, seria no mínimo coerente observar que você esteve envolvido em atividades de planejamento e alinhamento de metas, avaliação individual dos seus liderados, feedbacks e desenvolvimento do time, acompanhamento das métricas do funil de vendas e por aí vai.
Note que sempre vão existir atividades que envolvem outras pessoas e aquelas onde só você estará concentrado executando. Dominar a agenda é crucial.
Sim, é crucial…
Mas na prática, é mais comum que a agenda nos engula e tome conta da nossa vida de um jeito bem tirano e sem pudor.
A agenda do líder deve refletir o que é prioritário para cada momento da empresa. E isso requer calibração constante, pois os desafios mudam de tempos em tempos.
É um trabalho constante. Como CEO da Hiper, eu fazia essa revisão pelo menos umas 3x por ano e mudava a dinâmica da minha agenda… Eu aposto que, assim como eu, você vai notar ladrões de produtividade que passavam despercebidos pela rotina (normalmente frenética) que vivenciamos, principalmente se lideramos operações complexas.
Para complementar, quero deixar aqui 4 dicas bastante pessoais para você aplicar na organização da sua agenda de trabalho.
Tenha períodos seus e período para o time – organize na sua agenda blocos de horário onde você vai encaixar compromissos que envolvem pessoas do seu time e outros blocos para seus momentos de concentração individual. Para mim, a segunda-feira era o dia 100% dedicado aos meus liderados diretos e para tratar de metas/resultados com grupos específicos. Nas sextas, eu concentrava agendas de alinhamento com a liderança, update de vendas/finanças e a reunião geral com todo o time.
Evite agenda empilhada – quando você vai iniciar o dia, bate o olho na agenda e vê que ela está tomada por completo, com todas as caixinhas de compromissos coladas uma na outra, você já sabe que o dia vai ser “daqueles”. Nem gosto de lembrar, vivi isso por muito tempo. Até que dei um basta! Fiz isso para o meu bem, e só nós mesmos é quem podemos fazer isso, porque demandas sempre vão aparecer, você vai abrindo uma exceçãozinha agora, outra depois e quando vê, está sufocado. Nem sempre as coisas são tão urgentes quanto parecem.
Líderes bons têm o time refletido na agenda – quanto do seu tempo é dedicado para seus liderados? Contratações, 1-1, feedbacks, carreira, performance, vida pessoal, metas, pautas executivas, demissões. O time exige atenção, liderar é cuidar das pessoas e dos resultados e é cuidando das pessoas que você cuida dos resultados.
“De vez em quando” não funciona – pense no que foi dito nos três tópicos anteriores e perceba que existem agendas constantes relacionadas a eles. Planeje tais agendas de uma forma pré-fixada e aloque o que é constante como algo recorrente na sua agenda. Os espaços vazios você ocupa com assuntos pontuais. Não pense que fazer uma agenda de feedback “de vez em quando” supre as necessidades. É arriscado deixar assuntos recorrentes como esse exemplo que citei para quando sobrar um tempo… vai que não sobra?
Viu como a agenda pode ser uma vilã sagaz na nossa vida?
Falei apenas sobre os desafios da esfera profissional. Mas saúde, família, bem-estar também precisam do seu tempo.
E da sua prioridade. O tempo não volta atrás…
📷 Foto Marissa Grootes na Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.