[Do ZERO ao EXIT #1] Você não precisa de muito para tirar sua ideia do papel
Este é o primeiríssimo artigo da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
Espero que goste e – mais do que isso – que te ajude a evoluir.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn, além daqui no meu site.
Vem comigo… 👋🏻
Antes de começar a escrever, botei para tocar em modo aleatório a playlist que ouço quando escrevo e, eis que… uhuuuu! Survivor, com Eye of the Tiger. Nada mais inspirador para começar o primeiro artigo desta série que estou hiper empolgado em fazer.
Além do mais, o tema é sobre começar a empreender um negócio, um projeto de vida, enfim, tirar do papel aquela ideia que te inspira há um tempo.
Você deve estar esperando que eu siga na linha do “joga tudo para o alto e vai viver seu sonho de empreender”, mas não vou. Preciso ser responsável com você, porque eu vivi na pele os perrengues de empreender do zero.
Calma, sem desmotivação, pessoal!
Quero trazer um racional mais sóbrio nesse início, para contextualizar a vida real.
De acordo com os número do IBGE, de abril de 2022, o Brasil tem mais de 11 milhões de desempregados. Tem melhorado nos últimos tempos, isso é fato, mas o desemprego ainda afeta mais de 10% dos brasileiros.
A maioria das pessoas que decidem empreender querem realizar seus sonhos, ter uma vida melhor, dar melhores condições de futuro para sua família, entre outras tantas razões que vão se desdobrando até, inevitavelmente, chegar num ponto: serem felizes.
E tudo isso passa por começar e estar disposto a ficar de pé nos altos e baixos, dia após dia.
Seguindo, quero adicionar mais uns pontos aqui sobre a vida real: sabemos que mulheres e negros, ainda (infelizmente), acabam sendo menos remunerados e que o acesso a condições favoráveis de ensino e infraestrutura ainda não é para todos.
Eu sou (e talvez você também seja) exceção, mas não podemos achar que essa é a realidade geral.
Apesar de tudo o que mencionei, me considero um otimista. Eu quis colocar os pontos acima, pois é a vida real, com a qual você vai ter que lidar se quiser empreender. Não quero te desviar dos seus sonhos, apenas ser “aquele irmão mais velho” que já passou pelo caminho que você quer trilhar e está te dando uns conselhos.
Acredito muito que um país melhor vem com a iniciativa dos empreendedores, gente afim de fazer acontecer.
O “x da questão” é que nos enredos mais motivacionais, românticos e inspiracionais por aí pouco se fala que para sobreviver enquanto empreende é preciso de grana. Sim, tanto para empreender, quanto para continuar vivendo, botando comida na mesa.
Ao longo do tempo, aprendi que não é necessário muita coisa para empreender, mas tem um pacotinho de coisas que são essenciais.
O item número 1 (o primeiro e mais importante) no seu checklist da vida pré-empreendedora é dispor de uma reserva financeira.
Quanto? Cada pessoa com a sua realidade. Você precisa conhecer bem a sua demanda mensal/anual e adequar uma ou outra despesa, dentro do possível, para prolongar sua reserva quanto mais tempo conseguir.
Você já deveria saber que não existe sucesso da noite para o dia (mesmo que você tenha assistido naquele filme outro dia). Vai ser preciso ter paciência e uns bons meses de dedicação consistente até sua empresa começar a te remunerar o suficiente para não depender mais das suas economias.
A regra é simples: o faturamento melhora e seu salário também até que não precise mais acessar a reserva para complementar o orçamento do mês.
O restante do checklist depende muito mais de você do que de fatores externos.
✔️ Está disposto a viver uma vida mais modesta?
✔️ O item acima novamente, mesmo que os outros te olhem achando que você regrediu?
✔️ Tem um sonho claro e com um significado especial para não desistir se a vida for mais dura do que você espera?
✔️ Tem disciplina para acordar todo dia e fazer o que precisa ser feito?
✔️ É do time dos que trabalham duro?
Na minha visão, os ingredientes para “começar” resumem-se a isso.
Empreendedores sonham grande, têm disciplina e trabalham duro… com uma reservinha financeira para não perder o sono e não deixar que a pressão pelas contas tire o foco.
Tem desafio? Tem para todo perfil de pessoa… mas vale a pena!
Ninguém vence quem não desiste e o sucesso tem vários significados. O que importa é o que ele significa para você.
Você só vai saber se deveria ter investido uns bons anos da sua vida no seu sonho, se você estiver disposto a tentar e encarar de frente o que o futuro te reserva.
Ah! Mais uma coisa…
Sabe o que está tocando agora por aqui? Don’t stop me now! do legendário Queen. Tudo a ver, hein!
📷 Foto Jukan Tateisi on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se este texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.